top of page

TIBERIO LUTHIER

BATERIA 

TIBERIO-3.jpg

      Tiberio Correa Neto, nascido no dia 23 de Agosto de 1951, em São Paulo, Brasil.

Começou sua carreira como guitarrista na adolescencia na década de 60, no famoso bairro da Pompéia, zona Oeste de São Paulo, celeiro de grandes nomes do Rock Nacional.

      Em pouco tempo, Tiberio se apaixonou pela bateria ao ver seus amigos na banda de baile tocando com tanto entusiasmo que pediu para seu futuro cunhado, ensinar alguns rudimentos. Em troca, apresentaria sua irmã mais velha. A partir daí, não parou mais. Sua vida torna-se uma grande aventura musical e com muitas histórias, que se tornam exemplos de superação e garra.

     Vindo de uma familia tradicional conservadora, ele teve que fazer uma escolha: continuar uma vida tranquila com tudo do bom e do melhor, ou colocar o pé na estrada para realizar seus sonhos como músico profissional.

Como sempre foi um grande rebelde e idealista, preferiu seguir a segunda opção.

     Foi expulso de casa aos 16 anos, e como um grande idealista, batalhou para ser um músico reconhecido, porém sem se entregar aos vícios de drogas ou alcool. Sua meta era vencer de cara limpa e com dignidade, provando que para ser um bom músico não precisava fazer o estereótipo de um jovem transviado.

        Junto com seu inseparável amigo, o guitarrista Bororó(JImi Hendrix da Pompéia), tocou em bandas de bailes, em casas de shows a beira do porto de Santos/SP, e também participou dos bastidores das histórias dos Mutantes (Como relatado no livro "A DIVINA COMÉDIA DOS MUTANTES" de Carlos Calado)

         Aprendeu a arte da luthieria de bateria, trabalhando com Maestro Vitório e em troca ele participava da banda de baile da Gafieira.

Em 1971, Mudou-se para Belo Horizonte/MG, para estudar numa das escolas credenciadas da OMB (Ordem dos Músicos do Brasil) e para tocar em uma das principais bandas de bailes da cidade. 

        Participou da primeira edição do Festival de Iacanga (Águas Claras) com sua banda de rock progressivo, Há Pedra.

        Tiberio seguiu construindo sua carreira solida como músico de estúdio e acompanhando artistas populares como Claudio Di Moro e Carmen Silva.

Empresariou Secos e Molhados logo após a saida de Ney Matogrosso da banda e trabalhou como chefe de produção da banda Blitz, no auge do sucesso.

       No final dos anos 70, Tiberio fundou a banda Aeroplano junto com seus companheiros de jornada, baixista Ricardo Ravache, cantor e guitarrista Mario Fernandes e os guitarristas Flávio Gutok e Marcos Patriota em épocas diferentes.

Nesse meio tempo, ele decide fundar sua fábrica de baterias acústica Luthier Drum em 1982. Com muita dedicação e perseverança ele consegue revolucionar o mercado nacional, construindo a melhor bateria construida no Brasil e a primeira com padrão Internacional de medida dos tambores. 

       Em 1985, Tiberio é convidado para assumir as baquetas da banda Harppia e desde então está a frente, preservando a essència e o legado musical até os dias de hoje, paralelamente, também se tornou o maior Luthier de Bateria da America Latina.

INFLUÊNCIAS: Mel Taylor (The Ventures), John Bonham(Led Zeppelin), Don Brewer (Grandfunk Railroad)

DISCOGRAFIA:

1980 - AEROPLANO - AEROPLANO (COMPACTO)

1985 - HARPPIA - A FERO E FOGO (EP)

1986 - HARPPIA - SETE (LP)

1996 - HARPPIA - HARPPIA´S FLIGHT (CD)

2017 - HARPPIA - 3.6.9. H.A.A.R.P. (CD)

2023 - HARPPIA - CAIXA DE PANDORA (CD)

2023 - LA SOCIETÁ

​Contato

  • Youtube
  • TikTok
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page