HISTÓRIA
O início da banda dá-se como Via-Láctea em 1982, com o vocalista Jack Santiago e o guitarrista Hélcio Aguirra. Em 1983, oficialmente assume o nome Harppia, em homenagem a uma das maiores e mais poderosas aves de rapina do mundo, Harpia Harpyja.
Assim como esta majestosa ave, a essência do Heavy Metal Tradicional da banda é sua alquimia entre elementos pesados e melodiosos entre as duas guitarras(Marcos Patriota e Hélcio Aguirra, vocal cortante, cantando em português e cozinha pulsante e arrebatadora que ganhou vida e personalidade com a entrada do baterista Tiberio Luthier em 1985 ( A convite do baixista Ricardo Ravache). Experiente, não somente como músico profissional, mas grande conhecedor dos bastidores do showbusiness, Tiberio elevou a banda a um nivel profissional, investindo me equipamentos importados de ponta, e liderança necessária nas decisões mais importantes, entre elas a opção em gravar o álbum A FERRO E FOGO (1985). Isso é visão comercial e confiança no potencial do material da banda.
Após o lançamento do álbum, houve uma imediata identificação dos jovens fãs brasileiros, sedentos por novidades. Frequentadores dos shows como a Praça do Rock (Parque da Aclimação), agora podiam levar para casa este lançamento, considerado na época como um dos primeiros Discos de Heavy Metal Tradicional brasileiro.
Revista como a Bizz, incluiu em sua primeira edição, um Lp com os lançamentos do rock brasileiro, entre eles a música Salém (A Cidade das Bruxas) da banda Harppia que logo se tornou um hino.
Em 1986, cada um da banda, decide por comum acordo, seguir seus próprios caminhos musicais, permanecendo apenas, Tiberio e Hélcio no Harppia.
Nesta formação, renovada, Tiberio trouxe: Percy Weiss (ex-Made In Brazil, ex- Patrulha do Espaço) nos vocais, Flavio Gutok (Ex-Aeroplano) na guitarra e Cláudio Cruz no baixo. Mas devido a conflito de agendas entre o Harppia e Fickle PIckles, Helcio foi dispensado da banda, e em seu lugar entra o jovem Xando Zuppo na segunda guitarra.
Inicia-se a produção do novo álbum, SETE.
Este foi um período de ouro do heavy metal brasileiro com surgimento de novas bandas e abertura de espaço para bandas que já vinham tocando, só que em circuitos alternativos e amadores. Graças ao trabalho em conjunto entre Tiberio e alguns produtores de shows da época, eles trouxeram atrações internacionais como Venon, Exicter, Exumer, para os palcos tupiniquins.
Antes de entrar em estúdio, Xando Zuppo deixa a banda por motivos particulares e em seu lugar entra Felippo Lippo e grava as guitarras junto com Flavio Gutok.
O lançamento do álbum SETE precisou ser postergado devido a um grave acidente de carro que o guitarrista Flavio sofreu.
Entre 1987 e 1988, o Harppia participou de diversos eventos e programas de TV, levando o Heavy Metal para um numero maior de pessoas como no Boca Livre e super Special da Band.
No Carnaval de 1988, Tiberio tem uma ideia de fazer um show surpresa na frente da loja Woodstok Discos de Walcir Chalas, para animar os jovens que não se identificavam com as festividades e também torna-se uma comemoração do retorno de Flavio a banda após uma demorada recuperação e lançamento do álbum SETE.
Em Abril de 1988 , Harppia é chamado para tocar na inauguração da estação Brás do Metro de São Paul.
Neste ano, a banda inicia um circuito de shows em teatros municipais de São Paulo, sempre com uma banda de abertura nova, dando oportunidades iguais para que estas se apresentassem com o mesmo equipamentos de som e luzes da banda Harppia.
Em Abril de 1989 , Harppia é co-headliner do antologico show no Ginásio da Portuguesa, junto com a banda Alemã Exumer.
Em 1990, Percy deixa a banda para seguir com seu projeto próprio e em seu lugar entra Joari Coimbra, e a banda segue com Tiberio na bateria, Claudio Cruz no baixo e Flavio Gutok na guitarra.
Neste meio tempo, Harppia em novas músicas e recebem o convite da Rede Globo para participarem do Rock In Rio II e ensaiam meses a fio para ficarem a altura do padrão televisivo, para apresentarem um programa dentro da emissora, porém devido a problemas internos que são confidenciais até hoje, nenhuma coisa nem outra aconteceu.
Em 1992, Harppia é chamado para tocar no SESC de Guaratuba/PR, com Jack Santiago nos vocais e Tiberio na bateria, como únicos membros remanescentes da formação original.
Em 1995, Tiberio se reúne com o baixista Claudio e o jovem guitarrista Marcos Rizzato e começam a ensaiar e entre uma jam e outra, começam a compor um novo material, que viria a se tornar Harppia´s Flight. O intuito desta reunião foi meramente recreativo porém as músicas ficaram tão boas que chamaram a atenção da gravadora Megarhard Progressive que propos que a banda lançasse o album em ingles, para alcançar o mercado externo. Para isso ele tinham que fazer letras em inglês. Foi então que por intermédio de Xando, Bonzo foi apresentado à banda e iniiciou seu trabalho como vocalista e teve um prazo inferior a 15 dias para preparar e gravar a voz no álbum.
Em 1996 é lançado o único álbum em inglês da banda, o Harppia´s Flight e é muito bem recebido pelos fãs internacionais. Ganhando até ring tone para celular no Japão.
Em 2008 Harppia toca para mais de 50 mil pessoas na Virada Cultural da cidade de São Paulo no horário nobre. Foi um show de comemoração de 25 anos da banda cobrindo todos os albuns da banda com a participação especial de todos os músico que gravaram. Tiberio Luthier foi o único integrante que não saiu do palco já que ele é que gravou todos os discos e está a frente da banda todos esses anos. Foi ovacionado em peso por todos os fãs que estavam presentes.
Em 2010 a guitarrista Aya Maki, integra a banda, para fazer dueto com a outra guitarrista. A idéia inovadora do Tiberio era tornar a banda ainda mais diferenciada com duas mulheres comandando as guitarras enquanto os homens ficavam na retaguarda.
Mas esta parceria acaba não durando muito, pois a guitarrista parceira preferiu seguir no seu próprio projeto e deixa a banda.
Em 2017, Harppia lança seu quarto álbum, 3.6.9. H.A.A.R.P. , álbum que teve seu inicio de gravação em 2014 e conclusão em 2017.
Em 2023 Harppia lança seu quinto álbum CAIXA DE PANDORA, em comemoração aos 40 anos de estrada com participações muito especiais dividindo solo de guitarra com Aya. Seu formato físico saiu em parceria com a gravadora carioca Dies Irae Records em edição de luxo para os amantes do tradicional CD, disponivel também nas principais plataformas digitais de streaming.
Formação segue com Tiberio Luthier na bateria, Aya Maki na guitarra, Allan Gomes nos vocais.